Casa do tear Dona Mariana
"E voando mais alto como ave, definiu-se outro ponto no horizonte: a Casa do Tear Dona Mariana (homenagem à última tecelã do Vale).
Mulheres convidam outras a começar velha história. Reúnem linhas da memória, fragmentos de gestos e objetos, (antes encobertos pela poeira, comidos pelos carunchos).
Em teares ressuscitados do passado, criam tecidos- tapetes, mantas, bolsas... desenrolam intrincados novelos de lã, combinam fios de cores, percorrendo planícies sem fim de prazer, beleza e harmonia."
(Monte, Nietta 2011)
A Casa do Tear Dona Mariana é formada por um grupo de mulheres, produtoras rurais e hoje também tecelãs. Nascidas em sua maioria no vale da Lavrinha, participam desde janeiro de 2010 do trabalho, inicialmente como aprendizes, hoje tecelãs e micro-empreendedoras. O objetivo é a revitalização de práticas culturais da região em esquecimento e a complementação da renda familiar.
Toda semana, o grupo se reúne para produzir, ensinar e aprender a tecelagem manual com apoio da Associação Ave Lavrinha, sob a coordenação da arte-educadora e tecelã Margarete Nogalis (e, até recentemente, de Lillian Salgado). Antigos teares mineiros (TM) foram doados ou comprados, resgatados dos porões de famílias, como o de Dona Mariana, a derradeira tecelã da Lavrinha. Outros teares de pente liço (TPL) foram adquiridos para uso das novatas que ingressam no grupo.
Elas elaboram com originalidade suas peças – mantas, cobertores, tapetes, jogos de mesa, chapéus, bolsas – e organizam o movimento contábil da produção e comercialização, o registro individual de cada produtora, tamanho e valor. Utilizam lã de carneiros da fazenda ou compram algodão e instrumentos de trabalho, inicialmente com apoio da Associação, hoje com recursos gerados pela comercialização. Esta é feita no local ou nos povoados vizinhos, onde os turistas são mais freqüentes.
Integraram-se no processo, pais, maridos e filhos das tecelãs, como construtores e reformadores dos antigos teares mineiros. Eles também se especializam na marcenaria relacionada ao tear e participam desde o inicio da implementação
e manutenção da Casa do Tear.
TECELAGEM MANUAL
A tecelagem manual é conhecimento milenar do oriente ao ocidente. Ainda hoje é praticada em muitas partes do mundo, a partir de grande variedade de teares e técnicas, capazes de produzir peças de rara beleza e proporcionar prazer, trabalho e renda aos que a ela se dedicam. Na serra da Mantiqueira mineira, nos munícipios de Carvalho, Liberdade, Bocaina de Minas e Santo Antonio do Rio Grande, os teares manuais voltaram, recentemente, a estar presentes em algumas casas, instrumento de trabalho para mulheres de todas as idades. Elas tem se dedicado à produção de peças para comercialização, incentivadas pelas atividades turísticas e hoteleiras da região.
Conheça algumas das tecelãs da Ave Lavrinha
ONDE COMPRAR
Nas tardes de quarta feira, tecemos juntas e vendemos os trabalhos na Casa do Tear Dona Mariana.
Marque sua visita com a Luciana xx 32 8432-2076 ou Maria xx 32 8490-5867.
Nossa tecelagem está à venda em Visconde de Mauá, no Armazém do Artesão, em Santo Antônio do Rio Grande, na loja da Selma e em Bocaina de Minas, no Restaurante Três Irmãs. Venha conhecer nosso trabalho!