Planejamento Conservacionista

No ano de 2003, foram contratados os técnicos Nilo Salgado Jardim e Ana Cecilia Gonçalves para realizarem planejamento conservacionista da propriedade. Este avaliou o processo de restauração nos diversos ambientes e estabeleceu novas ações de restauração ambiental: foram identificadas, nas novas áreas, os trechos para recuperação florestal e identificadas e delimitadas a área onde seria criada a RPPN, assim como as demais destinadas à Reserva Legal e às Áreas de Preservação. 

Em 2006, mesmo ano de sua criação, a RPPN Ave Lavrinha foi selecionada para compor o Mosaico de Unidades de Conservação da Mantiqueira, como parte de seu conselho consultivo, no contexto do Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar, através da Portaria no 351, de 11 de dezembro. Desde então, a através de seus representantes, participa ativamente dos processos de planejamento e diagnóstico da APA Mantiqueira e da Associação de RPPNs da região. Em 2009, foi concluído e aprovado um Plano de Manejo para a Reserva, revisto e novamente aprovado pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais – IEF em 2019.

O planejamento tem como base os mais recentes levantamentos e diagnósticos e leva em conta a experiência adquirida pela equipe da Associação Ave Lavrinha ao longo de sua trajetória. As decisões e estratégias são definidas em um processo participativo e constante.

planejamento_conservacionista Ave Lavrin

RPPN Ave Lavrinha

Zona Silvipastoril

Zona Agroflorestal

Recuperação de APP

Limites da Fazenda Lavrinha